Seja bem-vindo!

Este é o Bus! Netoin!, um blog
sobre ônibus, viagens e afins.

Fotos, textos e algumas curiosidades
aparecerão nesta casa.
Informações pessoais sobre cidades visitadas
também serão aqui postadas.

Fique à vontade, e aproveite a estadia.

- Grato pela sua visita! -

sábado, 26 de janeiro de 2013

Feliz aniversário, São Paulo/SP!

Rodoviária do Tietê, em São Paulo/SP.
-15/07/2012, às quatro e meia da madrugada-

Saudações, visitante. O Bus! NETOIN! aparece pela primeira vez neste ano de 2013 para prestar uma homenagem demasiadamente importante. A maior cidade do Brasil aniversariou em de 25 de janeiro último, completando 459 anos de existência, sendo hoje o grande centro econômico e financeiro do solo brasileiro.

O parágrafo acima diz respeito à terra natal deste blogueiro, a cidade de São Paulo. Capital do Estado homônimo, esta metrópole guarda consigo uma história simplesmente repleta por fatos de grande importância nos mais diferentes cenários. Em todos estes séculos de existência, a cidade tem atraído a atenção de brasileiros das mais diferentes regiões, além de pessoas vindas de várias outras nacionalidades.


Região do aeroporto de Congonhas, em São Paulo/SP.
-maio de 2012-

A cidade de São Paulo é verdadeiramente cosmopolita por plena vocação. Sua amplitude cultural consegue cruzar linhas que chamam a atenção de forma harmoniosa. Em diferentes bairros da cidade é possível notar a presença forte dos mais diferentes povos do mundo. Nacionalidades como a italiana e a japonesa possuem um destaque à mais, o que não significa em nenhum instante que a capital paulista não apresente sotaques e costumes de locais ainda mais distintos de todo o globo.

Nem apenas o fator estrangeiro em São Paulo chama a atenção. É notório e de grande gratificação citar a presença das pessoas de, basicamente, todas as regiões do Brasil na vibrante metrópole. Em boa parte aparecem os nordestinos que, na crença de conseguirem mudar de vida, apartaram em solo paulistano e nele resolveram se fixar, contribuindo com propriedade para o crescimento desta que é, hoje, a sexta maior cidade de toda a Terra.

Um detalhe de bairro, em São Paulo/SP.
-julho de 2012-

A metrópole paulista vê à sua frente a capital mexicana (Cidade do México), a tecnológica capital japonesa (Tóquio), a cosmopolita capital mundial no século XX (Nova Iorque), a superpopulosa indiana (Bombaim) e a duplamente continental turca (Istambul). Cidades que carregam consigo muitas características em comum, ao mesmo passo em que diferenças interessantes se podem notar entre elas, independente do sentido das mesmas.

Entretanto, a capital paulista sofre com o resultado de seu crescimento obstinado e pouco planejado. Os congestionamentos quilométricos assustam as pessoas que residem em outras regiões do Brasil, com grande propriedade. Os alagamentos em épocas de grandes chuvas simplesmente acabam com o bom humor da população (as marginais dos rios Tietê e Pinheiros sofrem com tais consequências ano após ano). A violência faz vítimas diárias em uma proporção bem preocupante. O grande nível de poluição faz com que o efeito estufa na capital paulista seja realmente perigoso e nocivo à saúde de muitas pessoas. O transporte público não consegue atender a toda população de forma amplamente satisfatória, entre vários outros problemas...

Vale do Anhangabaú, em São Paulo/SP.
-março de 2011-

Independente de quaisquer problemas (sendo eles de ordem educacional, política ou de mobilidade urbana), a cidade de São Paulo continua com o seu ritmo diário agitado e sem um mínimo de descanso. É possível transitar pela Avenida Paulista, em um domingo às quatro e meia da manhã, e notar o tráfego de veículos estar bem presente, tanto quanto o caminhar gerado pelos pedestres que circulam pela região. É uma cidade que cujo termo descanso parece não ser aplicável.

A capital paulista possui um nível de ganho cultural simplesmente valoroso. O bairro da Liberdade configura um claro modelo de tal afirmativa, com os seus inúmeros restaurantes de comida japonesa, lojas que atendem ao público sedento pelos produtos da terra do Sol nascente e também do encontro de gerações que desfilam paralelamente em suas estreitas ruas. Museus, cinemas e teatros São Paulo possui em uma quantidade simplesmente invejável, e a programação de eventos na cidade se desenrola por quase o ano todo.

Detalhe do centro histórico, em São Paulo/SP.
-março de 2011-

São Paulo carrega em seu portfólio importantes passagens pertinentes à História do Brasil. A declaração de independência, datada de 7 de setembro de 1822, foi feita nesta cidade às margens do rio Ipiranga. Esta citação é apenas uma entre tantas outras que tal cidade carrega consigo, que acabam variando do campo esportivo ao cultural, da economia à política.

A metrópole paulista vê seu crescimento ser feito sempre na horizontal, em vias de verdadeiros gigantes de cimento e de concreto armado, que rasgam os céus da cidade no intuito de chegar o mais próximo possível do topo, e para o topo. São Paulo mostra o cinza de suas construções contracenando com os seus belos parques e praças. O Parque do Ibirapuera é um exemplo claro que dá veracidade para tal afirmativa. São Paulo movimenta cifras astronômicas todos os dias, é de um nível econômico pujante e real.

A Praça da Sé, em São Paulo/SP.
-março de 2011-

São Paulo é a terra da garoa. É o lar de gente aguerrida em busca de vitória. Mesmo com os problemas rotineiros, a população local busca, em sua maioria, mostrar um sorriso e franco para com os demais residentes e também com os visitantes que pela cidade estão a transitar.

Esta é a cidade natal deste blogueiro, há vinte e três anos residente em Curitiba, mas que não nega a paixão que tem por este terra tão cheia de contrastes, de ritmo frenético, de crescimento horizontal e de paisagens urbanas capazes de encantar apenas pelos seus mais diferentes skylines existentes.

Região próxima à Vila Mariana, em São Paulo/SP.
-maio de 2011-

À cidade que não para dia e noite, que clama por atenção ao mesmo tempo que a tem em franca abundância, só uma frase se faz caber...

Parabéns, São Paulo/SP!

Dica de leitura: São Paulo - 459 anos, no blog Kimono Vermelho

- Bus! NETOIN! -

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, amigo visitante!

Queres colocar a sua opinião sobre esta postagem? Faça-o à vontade.

Contudo, tenha cuidado para não denegrir a imagem de ninguém, muito menos de usar palavras e/ou termos de baixo calão.

Humildemente, caso o descrito acima venha à ocorrer, reservo-me no direito de apagar tais comentários.

Também peço para que não faça questões sobre horários e tabelas de preços de viagens. Peço a gentileza de que visite os sites das empresas de transporte rodoviário para tanto.

Grato pela atenção.