Seja bem-vindo!

Este é o Bus! Netoin!, um blog
sobre ônibus, viagens e afins.

Fotos, textos e algumas curiosidades
aparecerão nesta casa.
Informações pessoais sobre cidades visitadas
também serão aqui postadas.

Fique à vontade, e aproveite a estadia.

- Grato pela sua visita! -

sábado, 22 de setembro de 2012

Em Curitiba/PR, no dia sem carro...

A representação de um sonho...

Seja bem-vindo. O Bus! NETOIN! lhe recebe de braços abertos para mostrar algumas imagens legais sobre como foi, hoje, o Dia Mundial sem Carro na capital paranaense. As festividades ocorreram na Avenida Cândido de Abreu, sendo esta uma via de tráfego muito intenso na cidade.

Aliás, a imagem acima (que inicia os trabalhos por aqui) mostra a avenida em questão na data de 22 de setembro, por volta das duas horas da tarde. Somente os ônibus tinham liberação para circular, e apenas à partir de certo trecho desta conhecida via curitibana.

Avenida Cândido de Abreu: um cenário utópico...

A imagem acima também destaca a calmaria mais do que aparente nesta conhecida via curitibana. Ni lugar de carros, ônibus e motos haviam pessoas andando, correndo e mais uma série de atividades espalhadas por diversos trechos da Cândido de Abreu. Não é exatamente o trecho da imagem acima, mas tudo isto (e muito mais) era possível de se ver em outras áreas da avenida.

Tal evento serviu para transformar o lugar em um verdadeiro point familiar. Nem de longe isto representa um demérito, até porque pais e filhos utilizaram os espaços para eles das melhores maneiras possíveis. Havia de tudo um pouco: desde tendas para tiragem de pressão arterial, passando por feirinhas para adoção de animais, até culminar com as áreas temáticas destinadas à mais simples e pura diversão de todos.

O famoso Circular Centro.
- 22/09/2012 -

Agora chegou o momento de se falar um pouco sobre mobilidade urbana. E neste dia em especial, os ônibus foram as estrelas do palco, algo que soa muito agradável para este blog. Na Cândido de Abreu era possível ver cinco modelos diferentes de ônibus, sendo que um deles é bem clássico e os outros quatro ainda podem ser vistos em operação, com frequência.

Na imagem acima  se faz apresentar o microbus da categoria Circular Centro. Como o nome sugere, este veículo faz uma linha que circunda, basicamente, as principais áreas do centro curitibano. Ele passa em frente dos grandes shoppings da cidade, hospitais, parques, prédios administrativos (municipais e estaduais) e da estação rodoferroviária.

O clássico ônibus Expresso curitibano.
- 22/09/2012 -

O clássico ônibus Expresso curitibano.
- 22/09/2012 -

As duas imagens acima fizeram a minha pessoa se recordar de quando se mudou para Curitiba/PR, isto no distante ano de 1989. Trata-se do antigo e clássico modelo do ônibus da categoria Expresso. Este era o veículo que circulava pelas canaletas exclusivas, fazendo viagens nos eixos norte-sul e leste-oeste da capital paranaense. As fotos mostram o veículo como um todo e a sua parte interna, tal como era na época de sua circulação.

É muito saudosismo recordar que existiam tantas linhas que, hoje, estão desativadas. Entre elas, destaco: CIC (ia até a Praça Rui Barbosa), Pinheirinho (ia até a Praça Rui Barbosa), Campina do Siqueira/Capão da Imbuia, Cabral/Portão (de quando circulava pela canaleta exclusiva), Boa Vista (ia até a Praça Generoso Marques) e o Centenário (ia até a Praça Rui Barbosa).

O atual Expresso biarticulado de Curitiba/PR.
- 22/09/2012 -

A imagem acima mostra a atual categoria Expresso como se faz representar. O ônibus biarticulado, que chegou à Curitiba/PR em 1995, passou por algumas transformações (não que este seja o termo correto) durante estes 17 anos de atividade. Da cor inicial cinza passou para a vermelha (e também a mais atual, azul), quando operava inicialmente atendendo o bairro mais populoso da cidade: o Boqueirão.

Hoje, o biarticulado está presente nos eixos norte-sul e leste-oeste da capital. Linhas como a clássica Santa Cândida/Capão Raso, a Pinheirinho e a Centenário/Campo Comprido atendem uma importante parcela de usuários do transporte coletivo, diariamente. Além disto, a região metropolitana também conta com uma linha do Expresso biarticulado, sendo esta a Pinhais/Praça Rui Barbosa.

Estação Tubo e aquele que é considerado o maior ônibus do mundo.
- 22/09/2012 -

Nas proximidades da sede do Governo do Estado do Paraná (situado no Palácio Iguaçu) é que os ônibus estavam parados, prontos para as sessões de fotos e visitação. O veículo da imagem acima, de cor azul, é o famoso biarticulado que é considerado o maior ônibus do mundo.

Este ônibus realiza, na maioria das ocasiões, viagens nas linhas da categoria Ligeirão. O ônibus sai do terminal inicial de sua viagem e só para em outros terminais, até chegar ao seu ponto final de viagem (ou seja, ele não faz paradas nas estações tubos convencionais do trajeto). Atualmente existe o Ligeirão da linha Boqueirão.

 O Hibribus, que está próximo de começar à circular em Curitiba/PR.
 - 22/09/2012 -

Para encerrar esta postagem, nada melhor do que uma novidade bastante significativa. No caso, nada se encaixa melhor neste quesito do que o Hibribus, chamado por muitos como o ônibus ecologicamente correto.

 Ele já havia feito viagens de demonstração em 2001 na linha Inter 2 da categoria Linha Direta (o famoso ligeirinho por parte dos curitibanos). Este ônibus opera com dois motores, sendo um deles movido à eletricidade e o outro à biocombustível (cem porcento à base de soja). Internamente, todas as poltronas são estofadas, o que certamente poderá proporcionar uma experiência de viagem bem mais satisfatória aos usuários.

E no próximo post do Bus! NETOIN!...

 
 Porto Alegre/RS, em uma tomada noturna de seu centro histórico.
- 17/09/2012 -

Parte das férias trabalhistas de minha pessoa, neste ano, foram na cidade de Porto Alegre/RS. Lá foi possível conhecer ótimas pessoas e ter tido uma experiência marcante, no que diz respeito ao sentido de realmente descansar e relaxar nas férias.

Dentro da temática deste blog, a ida até Porto Alegre/RS foi também benéfica. E no próximo post, você verá algumas imagens e impressões que este blogueiro teve da capital gaúcha.

Até a próxima.

- Bus! NETOIN! -

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, amigo visitante!

Queres colocar a sua opinião sobre esta postagem? Faça-o à vontade.

Contudo, tenha cuidado para não denegrir a imagem de ninguém, muito menos de usar palavras e/ou termos de baixo calão.

Humildemente, caso o descrito acima venha à ocorrer, reservo-me no direito de apagar tais comentários.

Também peço para que não faça questões sobre horários e tabelas de preços de viagens. Peço a gentileza de que visite os sites das empresas de transporte rodoviário para tanto.

Grato pela atenção.