Seja bem-vindo!

Este é o Bus! Netoin!, um blog
sobre ônibus, viagens e afins.

Fotos, textos e algumas curiosidades
aparecerão nesta casa.
Informações pessoais sobre cidades visitadas
também serão aqui postadas.

Fique à vontade, e aproveite a estadia.

- Grato pela sua visita! -

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Passeando de ônibus em Curitiba/PR...

Terminal do Campina do Siqueira, em Curitiba/PR.
 - 31/10/2012 -

Saudações, visitante. O Bus! NETOIN! lhe convida neste instante para mais um passeio pela capital paranaense. Desta vez, os alvos estarão centrados em algumas viagens urbanas feitas na cidade.

Aliás, a imagem acima é de uma tomada da manhã curitibana de 31 de outubro último. O local é o Terminal Campina do Siqueira, importante via de transporte coletivo do eixo leste-oeste de Curitiba/PR.

Terminal Capão Raso, em Curitiba/PR.
- 03/11/2012 -

Terminal Capão Raso, em Curitiba/PR.
- 03/11/2012 -

As imagens acima são do Terminal Capão Raso, que faz parte do igualmente importante eixo norte-sul da capital paranaense. Dois veículos biarticulados contemplam majestosamente as fotos, cada qual fazendo viagem em uma linha diferenciada.

Na primeira viagem tem-se um Expresso que estava iniciando a sua viagem em uma das mais tradicionais linhas do transporte coletivo de Curitiba/PR: era a Santa Cândida/Capão Raso. Por sinal, esta foi uma das primeiras linhas a serem implantadas no sistema curitibano de transporte de passageiros, ainda no fim da década de 1970.

Já na segunda imagem o que se tem é um Expresso que estava fazendo viagem na linha Circular Sul. Como o nome bem faz sugerir, a mesma visa contemplar a região sul de Curitiba/PR, passando pelos seguintes terminais em sistemas horário e anti-horário: Capão Raso, Pinheirinho, Sítio Cercado, Boqueirão, Carmo, Hauer e Portão.

Terminal Pinheirinho, em Curitiba/PR.
- 03/11/2012 -

Terminal Pinheirinho, em Curitiba/PR.
- 03/11/2012 -

Ainda nas andanças pelo sul da cidade, é chegado o momento de se estar no maior terminal fechado de Curitiba/PR. E tal primazia recai ao Terminal Pinheirinho que, ironicamente, não fica no bairro Pinheirinho.

Atualmente o mesmo é responsável por atender, basicamente, uma crescente demanda de residentes na região sul da capital paranaense. Além disto, cidades da região metropolitana como Araucária/PR e Fazenda Rio Grande/PR também são atendidas neste terminal, mantendo-se o benefício da passagem única e demais funcionalidades da mesma.

Nas duas imagens acima se fazem apresentar o chamado Ligeirão, que atende a Linha Verde. Esta via é base estrutural de recuperação do antigo "divisor de águas" de Curitiba/PR, que era a Rodovia BR-116 em seu traçado local. Agora nela circulam estes ônibus que, de momento, realizam viagem em uma linha apenas: a Pinheirinho/Praça Carlos Gomes.

 
Terminal Pinheirinho, em Curitiba/PR.
- 03/11/2012 -

Na foto acima está um ônibus da categoria Alimentador, no aguardo de liberação para poder realizar embarque no Terminal Pinheirinho.

Este blogueiro não conseguiu ver qual linha o mesmo iria realizar mas, provavelmente, seria alguma ligação com a região metropolitana de Curitiba/PR.

Linha Verde, da Estação Fanny ao Terminal Maracanã. Foto em Curitiba/PR.
- 03/11/2012 -

Para encerrar este post, segue-se uma imagem da Linha Verde de Curitiba/PR. Esta foto foi tirada na altura do trevo que direcionava para o bairro Guabirotuba (à direita, caminho de quem segue até o aeroporto e à Vila Hauer) e para o centro da cidade (à esquerda, via Parolin).

No caso, o ônibus em que este blogueiro estava era um alimentador que realizava viagem pelo itinerário Linha Verde/Maracanã. O mesmo sai da Estação Tubo Vila Fanny, da Linha Verde, e segue até o Terminal Maracanã em Colombo/PR.

Até a próxima.

- Bus! NETOIN! -

2 comentários:

  1. Adorei!!! Como ainda não conhecia este blog?!?!? Muito bom. Post muito correto, com ótimas fotos e muito bem embasado nas infos!!! Parabéns... Belo "Trial" pela nossa RIT... \0/!!!

    ResponderExcluir
  2. Saudações

    Que bom que gostaste deste pequeno e humilde trial...^^
    O pessoal precisa conhecer um pouco mais sobre o RIT curitibano.

    Grato pelo comentário e pela visita.^^


    Até mais!

    ResponderExcluir

Olá, amigo visitante!

Queres colocar a sua opinião sobre esta postagem? Faça-o à vontade.

Contudo, tenha cuidado para não denegrir a imagem de ninguém, muito menos de usar palavras e/ou termos de baixo calão.

Humildemente, caso o descrito acima venha à ocorrer, reservo-me no direito de apagar tais comentários.

Também peço para que não faça questões sobre horários e tabelas de preços de viagens. Peço a gentileza de que visite os sites das empresas de transporte rodoviário para tanto.

Grato pela atenção.